O que você precisa?

Se você procura por produtos e serviços
consulte nossas empresas
Você está em : Pular Links de NavegaçãoPágina Principal > Informações aos Acionistas > Informações aos Acionistas

Informações aos Acionistas

Se você está interessado em investir no mercado acionário e, mais especificamente, em ações da Telefônica Brasil (VIVT3 e/ou VIVT4, negociadas regularmente na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa), recomendamos que você analise atentamente todas as informações contidas neste site e, em especial, aquelas que constam das informações sobre Fatores de Risco, antes de tomar sua decisão de investimento.

Complemente suas pesquisas ouvindo especialistas e consulte instituições financeiras ou corretoras que oferecem relatórios de ações recomendadas por seus analistas. Esses relatórios classificam as ações como "comprar", "vender" ou "manter", dentre outros que podem variar dependendo da Instituição.

Não deixe de contemplar o cenário econômico mundial e nacional antes de comprar ações. Inflação, taxa de juros, crescimento do PIB (produto interno bruto) e outros indicadores econômicos, podem melhorar ou piorar as expectativas em relação ao crescimento e lucros de determinadas empresas e o preço de suas ações. Analise através de jornais e notícias em geral, as perspectivas do setor da empresa que deseja investir, diante a conjuntura econômica.

Para comprar e vender ações, você deve escolher uma corretora para operar em seu nome e isso pode ser feito diretamente por intermédio do seu microcomputador. Para maiores informações sobre como comprar ações e investimento pela Internet, visite o site do Bovespa.

Fatores de Risco

Fatores que poderiam fazer com que os resultados efetivos divergissem significativamente incluem, mas não se limitam a, aumentos na inadimplência de nossos clientes; perda de clientes ou de receita; nossa capacidade de sustentar ou melhorar o desempenho; mudanças nas taxas de juros, as quais poderão, entre outras coisas, afetar negativamente nossas margens; concorrência no setor das telecomunicações; regulamentação governamental e assuntos tributários; processos e disputas regulatórias ou jurídicas com resultados adversos; e mudanças nas condições econômicas e de negócios, bem como na inflação, nos âmbitos regional, nacional e internacional.

Afirmações prospectivas valem apenas para a data em que são feitas, e nós não assumimos qualquer compromisso de atualizá-las à luz de novas informações ou desenvolvimentos futuros, ou de fornecer razões pelas quais os resultados efetivos possam divergir dessas afirmações. Aconselhamos você a não depositar confiança indevida em quaisquer afirmações prospectivas.

Um investimento em nossas ações preferenciais envolve alguns riscos. Você deve considerar cuidadosamente os fatores de risco abaixo.

a) Riscos Relacionados ao Nosso Negócio e às Nossas Ações

  • Espera-se que a abertura do mercado de telefonia móvel no Brasil à concorrência continue a aumentar o número de concorrentes em nossos atuais mercados, oferecendo a probabilidade de reduzir nossa fatia de mercado, bem como nossas margens;
  • Um novo sistema regulador com relação a operadores móveis nos impedirá de prestar, de maneira direta, serviços internacionais e de longa distância a nossos assinantes;
  • Existe ainda uma expectativa no sentido de o sistema SMP resultar em uma redução de nossas receitas operacionais a partir do término de chamadas;
  • É provável que o sistema SMP nos gere pressões quanto ao aumento de investimentos afetando, de forma desfavorável, nossas margens operacionais futuras;
  • Os detentores de nossas ações preferenciais possuem direitos limitados na influência de decisões corporativas importantes;
  • É possível que você não possa ter o direito de participar em futuras ofertas de direitos de preferência, e que conseqüentemente sua participação acionária na Telefônica Brasil possa ser diluída;
  • Nosso relacionamento com nossos acionistas controladores poderá afetar os acionistas minoritários, e poderá resultar em conflitos de interesses.


Riscos Relacionados ao Brasil

  • As condições econômicas brasileiras, incluindo a volatilidade de taxas de câmbio e de taxas de juros, exercem um impacto direto sobre nossa atividade comercial de forma generalizada, e intensifica o custo do financiamento de nossa atividade comercial, podendo prejudicar nossa capacidade de levantar recursos de financiamento; e
  • A volatilidade no Brasil e em outros países com mercados emergentes poderá afetar o mercado brasileiro de títulos.


Informações Prospectivas

Este site contém informações prospectivas acerca de eventos futuros relacionadas a nossos negócios e que se baseiam nas expectativas, estimativas e projeções atuais da administração. Afirmações que são de natureza prospectiva e que dependem de, ou dizem respeito a eventos ou condições futuras, ou que sejam precedidos ou seguidos por, ou as quais incluam palavras como "acreditar", "antecipar", "planejar", "esperar", "pretender", "ter como objetivo", "estimar", "projetar", "prever", "antever", "orientar", "dever", suas negativas ou expressões semelhantes, são utilizadas para identificar afirmações prospectivas, mas não são as únicas maneiras de identificá-las.

Essas afirmações não são garantia de desempenho futuro e envolvem riscos e incertezas de difícil previsão.

Além disso, determinadas afirmações prospectivas baseiam-se em pressuposições a respeito de eventos futuros que poderão não se concretizar.

Portanto, os resultados e desdobramentos efetivos poderão diferir significativamente dos planos, objetivos, expectativas, estimativas e intenções expressas ou implícitas nessas afirmações prospectivas.
© 2011 Telefônica S.A. Todos os direitos reservados.